O que é vitiligo?

14 de julho de 2016

Pelo menos uma vez por semana eu atendo pacientes que acham que estão com vitiligo, mas não estão. Acho que essa é uma das doenças que as pessoas mais tem medo de ter, então qualquer mancha um pouco mais branca na pele já acham que estão com vitiligo.

Para esclarecer, vitiligo é uma doença em que ocorre a destruição das células que contém o pigmento da pele. Isso faz com que manchas brancas, não um leve clareamento da pele, mas brancas mesmo, surjam pelo corpo da pessoa. Ela pode afetar desde crianças até adultos e não tem cura, mas existe um controle se tratada por um profissional qualificado.

Muito do que os pacientes acham ser vitiligo são micoses, a própria desidratação da pele, hipopigmentação por trauma ou inflamaçãoo local, até hanseníase pode deixar a pele com aspecto branco. Tantas as causas que as vezes o dermatologista necessita de uma biopsia para confirmar seu diagnostico.

O tratamento básico envolve o que todos deveriam usar diariamente: o protetor solar. Essas pessoas não tem proteção alguma contra os raios solares, então qualquer exposição direta a luz pode ocasionar queimaduras graves. Alem disso, existem tratamentos tópicos, como corticoides, e com luz, como a fototerapia.

Doutor, vitiligo pega? Não, gente. Voce pode ficar em contato o quanto quiser com alguém com vitiligo que você nunca vai adquirir a doença. Ela tem caráter genético e pode ser passado dentro de uma mesma família, mas nunca por contato. Então, nada de não querer ficar perto dos portadores desta doença, ok?

Qualquer duvida sobre manchas que você possa ter, brancas, claras, escuras ou negras, sempre consulte o seu medico para uma avaliação. Como sempre friso, a prevenção e o tratamento antecipado podem ser as melhores armas no controle ou tratamento de uma doença.

Só mais uma pergunta: já reaplicou o seu protetor solar hoje?

Deixe uma resposta