O que é psoríase?

29 de janeiro de 2017

Esta semana vamos falar sobre algo mais sério: psoríase. Esta doença é mais comum do que se pode imaginar, atingindo mais de 100 milhões de pessoas no mundo. Pode afetar apenas partes do corpo, como as unhas, podendo chegar a generalizar e acometer até articulações em estágios mais avançados.

Primeiramente, a psoríase é uma doença causada pelo aumento na velocidade de produção de pele, formando placas avermelhadas que descamam pelo corpo. Não é contagiosa, podendo ser geneticamente herdada dos pais do portador.

Seu tratamento principal é feito com produtos tópicos, como cremes hidratantes, corticóides e imunomoduladores. Alguns casos precisam de terapias com raios UVA ou UVB, para tentar diminuir a inflamação característica que se espalha pelo corpo. Em casos mais reservados, felizmente, o tratamento oral também tem que ser iniciado pela gravidade das lesões.

O mais importante é procurar o seu médico assim que surgir uma lesão suspeita. Então fique de olho na sua pele, você é seu principal detetive. Se você notar manchas ou placas avermelhadas, que tem descamação ou começam a engrossar com o tempo, vale a pena uma avaliação.

E caso você tenha a doença, fique tranquilo. Psoríase não tem cura, mas o seu tratamento está possibilitando uma vida normal a seus portadores.

Só tenho mais uma pergunta: já reaplicou seu protetor solar hoje?

Deixe uma resposta