ABCD das manchas!

22 de outubro de 2016

O verão está chegando e agora, mais do que nunca, é a época para cuidarmos de nossa pele. O protetor solar, que muitas vezes não foi usado no inverno, é crucial com esse Sol que está vindo com tudo. E, além disso, com mais corpo à mostra, fica mais fácil percebermos em nós mesmo manchinhas que estão com uma cara diferente do verão passado.

Vou passar o ABCD das manchas para você saber com o que precisa se preocupar e procurar seu médico para uma avaliação, ok? Vamos lá:

Assimetria: algo que pode chamar sua atenção é se uma mancha que era redondinha começa a crescer apenas em um lado. Para ver assimetria, geralmente dividimos a lesão mentalmente ao meio ou em 4 partes. Todas devem ser aproximadamente iguais.

Bordas: os limites da lesão também são importantes. A lesão deve ter bordas regulares para não preocupar o seu dono. Se sua pintinha tem bordas que parecem tentáculos, isso é sinal de alerta!

Cor: a coloração pode chamar a atenção se for escura ou a presença de várias cores em uma mesma lesão. Dois tons ou mais já preocupam! Lembra da assimetria? Essas duas categorias podem se transpor e preocupar de verdade!

Diâmetro: não precisa ter uma régua, mas caso você queira a medida limite é 6 mm. Ou seja, lesões maiores são motivo de investigação ou acompanhamento. Se a ponta do seu dedo indicador não conseguir ocultar a mancha ao toque, melhor consultar o seu médico.

Prontos para o verão agora? Só tenho mais uma pergunta: já reaplicou o seu protetor solar hoje?

Deixe uma resposta